Divulgação de Eventos
Quem trabalha com eventos, sabe como é trabalhoso deixar todos os detalhes alinhados para que tudo saia perfeito, certo?
E, não somente em eventos, mas para a vida, uma estratégia de comunicação bem alinhada com as suas metas, faz com que tudo flua muito mais facilmente, por isso criamos um checklist de ações para que você torne o seu evento G-I-G-A-N-T-E, bem organizado e de S-U-C-E-S-S-O :)
Vamos nessa?
Lançamento
Todo bom evento que se preze, deve ser planejado com no MÍNIMO 1 mês e meio de antecedência, ter todos os passos alinhados de como será estruturado e de como será a comunicação com os participantes.
Claro que existem muitos eventos que começam a ser planejados muito antes disso, mas a divulgação massificada e começará mais ou menos por esse tempo, tudo dependerá do tamanho do seu evento.
O RD Summit por exemplo, é um evento que começa a ser planejado 1 ano antes de acontecer, porém a estratégia de Marketing começa a ser efetivamente colocada a prova perto dele, como numa espécie de contagem regressiva com os lotes de ingressos do mais barato para o mais caro conforme a data se aproxima, o gatilho de escassez é um ótimo aliado nesse caso.
Por conta dos últimos acontecimentos globais, os eventos presenciais foram cancelados e no lugar vieram as Lives ou os chamados eventos online. Você deve ficar pensando: "Ah, então se não tem mais evento presencial, as estratégias de divulgação não vão mais dar certo!".
Te falamos que é beemmmm pelo contrário, as estratégias de divulgação são o caminho mais assertivo para conseguir fazer uma Live de sucesso, principalmente se você é uma empresa ou um digital influencer, pois com a enxurrada de conteúdos que surgiram, digamos que se tornou um pouco difícil se destacas no meio de tudo isso, não é mesmo?
Informações Importantes
Após você fazer o lançamento do seu evento, Live ou evento online, seja por sms, telegram, e-mail ou impulsionamento, é imprescindível com que alguns dias depois você passe algumas informações mais detalhadas do que irá ocorrer no dia.
É nessa hora que você dá um prazo para a confirmação de presença e avisa que para os primeiros XX inscritos terá uma recompensa exclusiva.
Confirmação de Presença + Recompensa
Passado mais alguns dias, é hora de cobrar os seus contatos que não se inscreveram para a confirmar a presença no evento, outra estratégia é falar que como a procura pelo evento foi muito alta, você decidiu estender a recompensa para todos os inscritos em forma de sorteio no dia do evento, sendo que os primeiros XX inscritos lá na frente já estão com a recompensa garantida.
Save the Date
Essa é a etapa do Save The Date e avisar que as inscrições se encerraram, faça uma contagem regressiva.
Bônus
Era a cereja do bolo que você queria? É importante ressaltar que não somente o seu público, mas as pessoas no geral são movidas à recompensa, então além de estratégias de divulgação e recompensas, é extremamente importante fechar parcerias sólidas com outros negócios ou pessoas para te ajudar nessa tarefa, inclusive chamar convidados é uma boa pedida!
Lembrete no Dia
Na correria do dia, mesmo que as pessoas tenham se inscrevido, é importante lembrá-las do evento, então uma jogada interessante é a de avisar 1 dia antes do evento e no dia do evento, tentar avisar 1 hora antes de acontecer, assim o seu público se prepara e não deixa passar batido o evento tão espero.
Agradecimento
Agradecer é sempre muito bom, então 1 dia depois do evento, agradeça a participação das pessoas e aproveite para fazer uma pesquisa de satisfação, para saber se gostarem e talvez saber o que gostariam de ver da próxima vez.